A Yahoo acaba de anunciar que fechou um acordo com sete grupos de media norte americanos para que estes usem a tecnologia de gestão de publicidade do portal nos seus websites. Os termos do acordo não foram revelados, mas a Yahoo endereça assim o mercado de anúncios locais que estima poder valer 12 mil milhões de dólares até 2010.

Entre os grupos de media que a partir de agora vão usar a mesma tecnologia do Yahoo contam-se a Belo Corporation, Cox Newspapers, Hearst Newspapers, Journal Register, Lee Enterprises, MediaNews Group e E.W. Scripps. Ao todo estes grupos publicam 176 jornais em 38 estados, com uma circulação impressa diária de 12 milhões e 58 milhões de visitantes mensais nos seus sites.

Os anúncios de emprego dos jornais vão começar a ser publicados no portal HotJobs da Yahoo, sendo os artigos dos jornais e a publicidade local integrada na rede de informação do portal Yahoo.

A acompanhar a área da publicidade a Yahoo vai também fornecer informação local, tecnologia de pesquisa e outros conteúdos aos sites dos jornais.

O mundo da publicidade local é uma área cada vez mais apetecível para os grandes portais que tendencialmente conseguem captar mais facilmente os investimentos de empresas de âmbito global, que desenvolvem campanhas massificadas. Os responsáveis da Yahoo estimam que o mercado de publicidade local gere 12 mil milhões de dólares em 2010 e não querem perder a oportunidade de ganharem uma parte deste valor.

O acordo hoje anunciado segue também uma tendência de extensão da publicidade online ao mundo das publicações impressas, um movimento que o Google já está a desenhar também com o recente comunicação de que ia testar o modelo com alguns jornais.

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