A portuguesa CoVii apresentou ontem na CES o seu novo software para sensores 3D, uma tecnologia que permite transformar qualquer ecrã num ecrã de toque.


À CES a CoVii foi a convite da empresa israelita PrimeSense, a mesma que desenvolveu a tecnologia de sensores 3D na base do Kinect, de quem é parceira para o desenvolvimento de software de visão por computador para a área do digital signage.


Juntas, as empresas estão a mostrar como a tecnologia desenvolvida em Portugal pode ser usada em qualquer ecrã, de qualquer dimensão, sem implicar investimento em novos dispositivos.


O software da CoVii, designado ViiHaptic, permite o reconhecimento do toque, mas permite também o controlo de ações à distância sem a necessidade de toque. Permite ainda o reconhecimento de utilizadores, conseguindo distinguir quantos estão a interagir com o software e em que posição se encontram.


O ViiHaptic corre nos principais sistemas operativos e permite a integração de conteúdos em diferentes linguagens de programação. Em termos de utilização, a CoVii explica que pode ser usado para várias fins e em diferentes áreas.


O facto de permitir uma interação que não obriga ao toque mas que pode ser realizada à distância abre ainda mais o leque de possibilidades e permitem, por exemplo também, a utilização em locais onde a higiene e segurança têm de estar garantidas.


A CoVii existe há dois anos e trabalhou no desenvolvimento da tecnologia que agora mostra em Las Vegas ao longo dos últimos 12 meses. A solução comercial ficou pronto em dezembro e já tinha sido apresentada a alguns clientes. Está neste momento instalada no show room de alguns para testes, explica Sara Teixeira, responsável de comunicação e marketing da empresa em declarações ao TeK.


A área de desenvolvimento da empresa está a cargo de quatro dos sete colaboradores que compõem a empresa e a participação na CES é o primeiro grande esforço de internacionalização.


Além do ViiHaptic, a oferta da CoVii é composta por mais três produtos: ViiMotion; a ViiTable e ViiM SDK. O ViiMotion é um sistema interativo de reconhecimento gestual plug and play que pode ser usado em diversas superfícies, tornando-as interativas.


A ViiTable é uma mesa interativa multitoque com tecnologia de visão por computador, com 42 polegadas de área tátil sem limite de inputs ou de utilizadores em simultâneo, que permite o reconhecimento de objetos, além de outras funcionalidades.


Já o ViiM SDK é um kit de desenvolvimento de software para a tecnologia da sensores 3D (como o Microsoft Kinect, Asus Xtion Pro Live e PrimeSense sensor) que permite trabalhar a vários níveis.


Nesta edição de 2013 da CES marcam presença duas empresas portuguesas. Além da CoVii, Portugal faz-se também representar em Las Vegas pela Areal Media, como já tinha adiantado o Computer World.


Esta empresa está a demonstrar novidades potenciadas pela tecnologia Flex do seu software de paginação e desenho de produtos baseados em fotografia, referia a publicação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira