Os serviços de televisão por cabo registavam 1,23 milhões assinantes no final do terceiro trimestre de 2002, correspondendo a um aumento de 17 por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os mais recentes dados estatísticos da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). Assim, Portugal passou a contar com mais 180 mil novos subscritores de televisão por cabo.

As regiões do Alentejo e do Algarve foram as que registaram uma maior subida, quer no número de assinantes, quer no de lares com condições de acesso a um serviço de TV por cabo. O número de aderentes cresceu 46 por cento entre os terceiros trimestres de 2001 e de 2002, tendo o número de casas cabladas aumentado 32 por cento nesse mesmo leque temporal.

Mas o maior número de assinantes continua a residir na região de Lisboa e Vale do Tejo, representando 55 por cento do total nacional. Esta zona é também a que continua a liderar no que se refere ao número de alojamentos cablados face ao total nacional, seguida da região Norte. Em Lisboa e Vale do Tejo chega-se ao ponto de se atingir uma taxa de cablagem superior a 100 por cento, devido ao facto de vários lares terem instalados cabos de mais do que um operador de televisão.

No final do terceiro trimestre de 2002 estavam cablados 3,25 milhões de
alojamentos, um salto de dez por cento em comparação com igual período do ano passado. A percentagem dos alojamentos cablados que efectivamente recebe um serviço ascende a 38 por cento. Tomando por base o universo total dos domicílios, cablados e não cablados, constata-se que 25 por cento das casas é subscritora de um serviço de televisão por cabo. Nas regiões Autónomas dos Açores e da Madeira essa percentagem ascende aos 46 por cento.

Em Setembro de 2002, o total de assinantes de tecnologia DTH - Direct To Home (através de satélite), alternativa à infra-estrutura de cabo para a distribuição do sinal de televisão, chegou aos 270 mil, o que corresponde a um crescimento de 38 por cento face aos valores registados em Setembro de 2001. Quanto à distribuição dos assinantes de DTH, tal como no trimestre anterior, é a região Norte que apresenta o maior número de assinantes face ao total do País, com 32 por cento.

Notícias Relacionadas:
2002-09-10 - Televisão por cabo ganha 47 mil novos assinantes no segundo trimestre
2002-05-23 - Televisão por cabo cresceu 3% em número de assinantes face ao trimestre anterior

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.