Nos primeiros seis meses do ano foram transaccionados 3,3 mil milhões de euros, num crescimento de 82,6 por cento face ao mesmo período do ano passado, revelando um semestre com maior actividade em termos de negociação online, com impacto positivo para todos os operadores financeiros que melhoraram os volumes transaccionados, face ao primeiro semestre do ano passado.



No que respeita a quotas de mercado o ActivoBank7 lidera com 33,9 por cento, ultrapassando o Big que há um ano atrás tinha a maior fatia do mercado (26,1 por cento). Entre Junho de 2003 e Junho de 2004 (comparação mês a mês) a LJ Carregosa foi o operador que mais cresceu acumulando um aumento no volume de transacções realizadas de 113 por cento, seguida da Caixa Geral de Depósitos com 50 por cento de crescimento no volume transaccionado.



Numa comparação mês a mês é possível apurar que Junho não contribuiu especialmente para os resultados do semestre. O valor médio transaccionado por sessão de bolsa, via Internet, caiu no sexto mês do ano 18 por cento face ao mês anterior, fixando-se nos 15,3 milhões de euros. Numa comparação homóloga a descida verificada em Junho toca também os 18 por cento. A mesma tendência verifica-se ao nível do volume de transacções efectuadas via Internet, que caiu 14 por cento, face a Junho do ano passado e 15 por cento numa comparação com o mês anterior atingindo os 338 milhões de euros.



As transacções efectuadas via Internet continuam a ter um peso inferior aos 10 por cento, no total da negociação da Euronext Lisbon. Em Junho este peso teve um incremento de 1 por cento para atingir os 8,3 por cento, revelam os dados da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários - CMVM.



É também de salientar - na análise dos dados de Junho - uma quebra do volume negociado pelos principais intermediários financeiros que operam via Internet, com excepção para a LJ Carrregosa, que beneficiou de uma melhoria de 49 por cento no volume de transacções efectuadas entre Maio e Junho.



Em Junho foram transaccionados 337,5 milhões de euros, sendo que o principal operador online garantiu 114,3 milhões de euros do total movimentado.



Notícias Relacionadas:

2004-06-21 - Volume mensal de transacções de bolsa efectuadas através da Internet volta a baixar