A Google Brasil verá 255 mil reais (cerca de 98,1 mil euros) bloqueados nas suas contas no país, na sequência de uma decisão judicial emitida pelo tribunal de Várzea Alegre, no Estado do Ceará.

A medida aplicada surge na sequência de uma ação intentada no início deste ano pelo presidente da câmara da cidade, que exigia que a gigante das pesquisas removesse três blogs, alojados nos seus serviços, onde o político era acusado de corrupção e desvio de verbas, o que "denigre a sua imagem", relata a imprensa local.

Em resposta ao pedido, o tribunal ordenou à Google no Brasil que removesse os três blogs anónimos e revelasse a identidade e contatos dos autores, algo que a gigante das pesquisas se tem recusado a fazer.

A semana passada, o caso voltou a ser discutido, com o juiz a reiterar a decisão e a determinar ainda a aplicação de uma multa diária de 5 mil reais (2,2 mil euros) pelo incumprimento da decisão anterior, proferida em Fevereiro.

À Google resta agora decidir se recorre da decisão ou fornece às autoridades a identidade dos autores dos blogs, mas não deixa de ser curioso que o caso volte à agenda numa altura em que a empresa enfrenta a opinião pública pela decisão de não permitir o anonimato entre os utilizadores do Google+.

De acordo com os dados da Google, o Brasil foi o segundo país do qual a empresa mais pedidos de identificação dos utilizadores recebeu por parte do governo, durante a segunda metade de 2010, superado apenas pelos EUA. Segundo a gigante pelas pesquisas, os números estarão em grande medida relacionados com a grande popularidade que a rede social Orkut mantém naquele país.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Verificámos nesta notícia um número anormal de comentários onde se verifica uma linguagem inapropriada e xenófoba. Por isso optámos por retirar todos os comentários. Pedimos desculpa aos leitores que tinham feito comentários válidos para o debate do tema.