A Apple vai ter de pagar à Samsung uma indemnização que compense os danos sofridos pela empresa coreana por não ter recebido da fabricante do iPhone o que lhe era devido pelo uso das suas patentes, avança a Reuters.

A decisão é de um tribunal holandês, onde a Samsung estava a processar a Apple em reação ao processo movido pela fabricante do iPhone, que acusara a concorrente de "copiar descaradamente" o design dos seus equipamentos com a linha Galaxy.

Em março, o tribunal de Haia tinha negado à fabricante do Galaxy o bloqueio das vendas dos produtos da Apple, com base na violação de patentes relativas a tecnologias para acesso móvel à Internet, com base em ligações 3G.

Na altura, afirmou, porém, que a Samsung poderia reclamar "danos". "A decisão do tribunal de Haia dá-nos uma base legal para avançar com a defesa das nossas patentes", afirmou a Samsung, à data.

Agora, o juiz veio ordenar à Apple que pague à Samsung um valor que a compense por todos os equipamentos em que são usadas as tecnologias patenteadas, vendidos, a partir de 4 de agosto de 2010 - altura em a partir da qual, segundo o tribunal, a Apple tinha obrigação de saber que estava violar patentes da concorrente.

O valor será apurado tendo por base as vendas de iPhones 3G, 3GS e 4 e iPads 1 e 2 feitas nos Países Baixos, detalha a agência noticiosa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes