A TripAdvisor apresentou uma queixa contra a Google junto da Comissão Europeia, alegando que a gigante das pesquisas estava a levar a cabo práticas lesivas da concorrência. O processo é o segundo intentado nos últimos tempos por empresas na área do turismo com base nos mesmos fundamentos.

De acordo com a informação avançada hoje pela Bloomberg, na queixa apresentada ao regulador europeu, a TripAdvisor acusa a Google de "práticas anti-concorrênciais e injustas que prejudicam o mercado e os consumidores", segundo terá explicado a empresa num comunicado enviado à agência noticiosa.

A semana passada a Expedia Inc vir juntar a sua queixa a uma lista de outras empresas na área do turismo que levaram a que o organismo comunitário tenha dado início a uma investigação, que continua em curso.

As empresas alegam que a gigante das pesquisas discrimina os serviços das concorrentes nos resultados de pesquisas feitas no seu motor de busca e ainda que se terá recusado a aceitar publicidade de sites "rivais".

O comissário com a pasta da Concorrência, Joaquin Almunia, disse ser expectável que a Comissão decidisse este mês se vai ou não prosseguir com uma acusação formal nesta matéria, acrescenta a agência.

A TripAdvisor pede à Comissão que tome medidas para assegurar "um ambiente online saudável e concorrencial, que promova a inovação na Internet". A Google afirma que ainda não teve oportunidade de ver a nova queixa e que irá continuar a discutir com a Comissão "quaisquer preocupações" a este respeito.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes