Na Europa dos 15, mais de metade dos cidadãos (53 por cento) não utiliza computador, indicam os resultados de um estudo sobre hábitos culturais conduzido recentemente pelo Eurobarómetro da Comissão Europeia. Tal facto é mais acentuado na Grécia e em Portugal, onde apenas 25 por cento da população usa computador.



Por outro lado, mais de um quinto dos cerca de 16 mil europeus inquiridos afirmou usar o computador diariamente, facto que acontece com mais frequência nas suas casas, como passatempo.



O estudo sobre as preferências culturais dos cidadãos europeus indica ainda, em relação às novas tecnologias, que um em cada três europeus navega na Net. Dos 35 por cento que afirmam fazê-lo, 14 por cento navega várias vezes por semana e 9 por cento, todos os dias. Os suecos, os dinamarqueses, os holandeses e os finlandeses, com respectivamente 67 por cento, 59 por cento, 54 por cento e 51 por cento, são aqueles que mais usam a Internet.



é ainda assinalado que, na maioria dos casos, os cidadãos da Europa usam a Rede para trocar emails com os seus familiares e amigos (58 por cento), para procurar informação sobre um produto específico (42 por cento) ou para trabalhar (40 por cento).



"Quase todos os europeus vêem televisão" indica o estudo, acrescentando que os programas de notícias são os mais populares, seguidos dos filmes e depois do desporto.



Pode também concluir-se que a leitura, tanto de livros como de jornais e revistas, é mais popular nos países nórdicos, nomeadamente Suécia, Finlândia e Dinamarca -, assim como na Grã-Bretanha. Para trás ficam as nações mediterrânicas, Grécia, Espanha e Portugal.



Aproximadamente metade dos cidadãos da UE lê jornais entre cinco a sete vezes por semana, com as percentagens mais altas mais uma vez a verificarem-se na Suécia e na Finlândia e as mais baixas na Grécia e em Portugal.



Notícias Relacionadas:

2002-03-06 - Cibernautas americanos preferem cada vez mais a qualidade à "quantidade" de navegação

2001-12-21 - Mercado Internet europeu dominado por desenvolvimento da banda larga previsto para 2002

2001-11-30 - Norte-americanos passam mais tempo na Internet do que a ver televisão

2001-11-13 - TV Cabo ou satélite presentes em 53 por cento dos lares da Europa Ocidental