A Uber diz ter reinventado a forma como indica aos seus motoristas que está a ser solicitada uma viagem por parte de um cliente. Com a nova “Upfront Fare”, a app passa a comunicar de forma direta e transparente, quanto é que o condutor recebe se aceitar e concluir a viagem, informação que, até agora, era ocultada. Em adição, passa também a ser comunicada a zona de destino de cada viagem solicitada.

A Uber indica que esta novidade faz parte de um conjunto de ideias que a empresa está a implementar para tornar o trabalho dos motoristas mais flexível. Uma outra consiste em apresentar aos motoristas as várias solicitações de viagens que foram feitas na zona onde se encontram, para que estes possam selecionar a que preferem atender. Até agora, apenas era possível aceitar ou rejeitar pedidos singulares que iam surgindo na app.

Na prática, a implementação destas ideias pode tornar o serviço mais eficiente, tanto para os condutores, como para os passageiros, uma vez que, com esta informação, há menos risco de um motorista desistir de uma viagem depois de a aceitar, ao perceber que a mesma não será suficientemente rentável.

A Upfront Fare torna toda esta comunicação mais clara. O valor indicado ao motorista será calculado de acordo com várias variáveis, como a tarifa base, a distância da viagem, a duração estimada da mesma, a distância ao ponto de recolha do passageiro e a existência de tarifa dinâmica. O valor pode sofrer alterações, caso o passageiro mude a morada de destino ou haja trânsito inesperado pelo caminho.

A Upfront Fare foi testada em localidades selecionadas e vai chegar a todos os motoristas dos EUA ao longo dos próximos meses, com planos para haver um lançamento global mais gradual.