Em agosto de 2016, o órgão executivo da União Europeia acusou a criadora do iPhone de práticas fiscais ilegais na Irlanda e o Governo de Dublin estaria a conceder “facilidades fiscais” à empresa.

Margrethe Vestager, comissária europeia para a concorrência, terá afirmado na altura que esta “relação especial” permitiu à fabricante de smartphones pagar apenas 0,005% de impostos sobre os lucros de 2014.

A Irlanda juntou forças com a Apple, que se recusou a pagar, e decidiu recorrer, oficialmente, da decisão europeia. Como consequência da não cobrança do valor à empresa norte- americana, a Comissão Europeia decidiu hoje, quarta- feira, apresentar queixa contra Dublin no Tribunal de Justiça da UE.

Também a Amazon está na mira da instituição europeia com a Comissão Europeia a investigar um alegado acordo fiscal de favorecimento à gigante da internet no Luxemburgo.

Vestager disse que “a Amazon não pagou impostos relativos a três quartos dos lucros”, pelo que deverá pagar ao Luxemburgo o valor de 250 milhões de dólares.

A empresa rejeita as alegações e afirma que "a Amazon não teve nenhum tratamento especial do Luxemburgo e pagamos impostos de acordo com o direito luxemburguês e internacional”.

Sugestão TeK: Recorde as piores multas às “trafulhices” das tecnológicas na Europa
Sugestão TeK: Recorde as piores multas às “trafulhices” das tecnológicas na Europa
Ver artigo

Como nota a imprensa internacional, esta parcela agora exigida é uma fração mínima das receitas apresentadas pela tecnológica em 2016, ano em que os lucros ultrapassaram a fasquia dos dois mil milhões de euros.

Recorde-se que as grandes empresas norte-americanas do sector tecnológico têm sido frequentemente visadas em investigações a casos de práticas anticoncorrenciais. A Google, por exemplo, foi recentemente multada em 2,4 mil milhões de euros num caso desta natureza, ao passo que a Apple recebeu uma penalização de 13 mil milhões de euros por ter recebido tratamento preferencial do executivo irlandês no que toca ao pagamento de impostos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.