Entre outubro e dezembro de 2013 a Samsung gerou receitas de 59,28 biliões de wons, cerca de 39,96 mil milhões de euros, resultado que é tanto superior ao conseguido no terceiro trimestre do ano como no último trimestre de 2012. Os lucros é que acabaram por ser menores: 8,31 biliões de wons, cerca de 5,59 mil milhões de euros, em comparação com os 8,84 biliões de igual período do ano passado.

Nos resultados globais de 2013 a Samsung até conseguiu aumentar consideravelmente os lucros, subindo de 29,05 biliões de wons para 36,79 biliões, cerca de 24,78 mil milhões de euros. Mas de acordo com a imprensa especializada os analistas ficaram alertados com a baixa de lucro do último trimestre de 2013, um sinal de que o negócio móvel da Samsung pode estar a abrandar.

A área mobile da empresa encolheu 9%, numa análise entre trimestres, mas cresceu mais de 30% olhando para a evolução anual. O segmento dos dispositivos móveis foi o que mais contribuiu para os resultados fortes da empresa, ao ser responsável por 32,17 biliões de wons do total de receitas conseguidas no qurato trimestre.

O negócio das soluções para dispositivos, que engloba a venda de processadores e outros componentes, foi o segundo a gerar mais receita nos últimos três meses de 2013, arrecadando 17 biliões de wons.

Mas mais uma vez, para temor dos analistas, nos lucros houve uma queda em quase todos os segmentos de negócio da tecnológica sul-coreana - isto na análise trimestral. Na análise global de todo o ano de 2013 registaram-se subidas significativas, como os 29% da área mobile e os mais de 60% da área de semicondutores.

Na análise que a própria Samsung faz aos resultados financeiros, a queda nos lucros, sobretudo na área dos smartphones e tablets, é justificada com o ajuste de inventários que os retalhistas fazem, o que diminui a expedição de equipamentos, e o forte investimento em marketing decorrente da época festiva.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.