A Vivendi fechou acordo com o grupo de media norte-americano General Electrics para fusão dos seus negócios de entretenimento nos Estados Unidos, com os activos da estação de televisão por cabo NBC, controlada pela GE. Nos termos do acordo, a NBC pagará 3,8 mil milhões de dólares à Vivendi, pelo capital da Universal Studios, garantindo o controle da nova empresa. O negócio deverá estar concluído no início do próximo ano, com os accionistas da Vivendi a deterem apenas 20 por cento da nova NBC Universal que deverá acumular receitas anuais de 13 mil milhões de dólares.



A Vivendi começou por estar ligada ao sector das águas, para se transformar numa das mais poderosas companhias francesas com interesses na área dos media e telecomunicações. A expansão dos negócios, que desde o início dos anos 90 pautava a actuação da companhia, acabou por coloca-la numa situação financeira complicada, com valores da dívida muito elevados.



O propósito desta venda, assume a companhia em comunicado, passa precisamente por objectivos de redução da dívida, com a NBC a assumir parte desta - cerca de 1,7 milhões de dólares.



A avaliação inicial da empresa apontava para um valor a rondar os 14 mil milhões de dólares, mas a Vivendi acabou por se ver forçada - depois de mais de um mês de negociações com a GE - a vender por um valor bastante mais baixo, na sequência da redução do número de potenciais interessados.



A NBC espera poupanças de custos na ordem dos 500 milhões de dólares com a operação, que será realizada em dinheiro. A fusão das duas empresas irá aproximar a NBC de concorrentes como a AOL ou a Disney.



Nota de Redacção: [2003-10-08 19:09:00] Esta notícia foi actualizada com informação adicional sobre a fusão das empresas.


Notícias Relacionadas:

2002-09-20 - Unidade de jogos da Vivendi Universal não está à venda


2001-04-10 - NBC fecha a NBC Internet


2000-12-06 - Accionistas aprovam Vivendi Universal