De forma a distinguir os melhores sites de autarquias portuguesas, foi elaborado o "Ranking Gávea/Inter.face 2002", que resulta de avaliações realizadas pelo Gávea desde 1999. Este ranking foi acompanhado pelo segundo estudo "O e-Government Local em Portugal - Estudo da Presença das Câmaras Municipais Portuguesas na Internet em 2002", recentemente publicado.

Para além de apontar a realidade da presença online das autarquias, este ano foi também publicado pelo Gávea o "Guia de Boas Práticas na construção de Web Sites da Administração Directa e Indirecta do Estado", como complemento dos processos de avaliação.

Os melhores sites foram classificados segundo quatro níveis, a saber, os melhores Websites com transacções, Websites com interacção/ Processamento de formulários, Websites com interacção/download de formulários e ainda Websites informativos. No primeiro nível que dizia respeito a Websites com transacções não foi distinguido nenhum site, tendo o sítio da Câmara Municipal de Bragança recebido o prémio de Websites com interacção/ Processamento de formulários. A Câmara Municipal de Leiria e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foram distinguidas com o prémio de Websites com interacção/download de formulários e Websites informativos, respectivamente.

Os referidos premiados foram homenageados numa sessão pública realizada no passado dia 2 de Outubro no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro no âmbito do Fórum "Administração Pública Local: Cidades e Regiões Digitais - O Essencial, Alinhamento do POSI com as prioridades das Autarquias".



O Gávea é um laboratório de I&D sem fins lucrativos directamente dependente do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Congregando especialistas de várias áreas, esta entidade pretende interpretar e analisar as tendências tecnológicas e fomentar contactos entre Universidades e restantes organizações.

Notícias Relacionadas:

2002-10-15 - Sites das autarquias portuguesas pouco actuais e meramente informativos