O valor da criptomoeda Bitcoin encontra-se atualmente nos 9.762 dólares, mas os analistas da Bloomberg preveem que possa duplicar ainda em 2020, atingindo os 20.000 dólares. Os especialistas afirmam que a popular moeda digital apresenta vários fatores técnicos a seu favor. Porém, os analistas do grupo Goldman Sachs pedem prudência e sublinham que o investimento em Bitcoin não é o mais apropriado.

De acordo com a mais recente análise da Bloomberg acerca do mercado das criptomoedas, a Bitcoin conseguiu atingir um nível de maturação motivado pela crescente aceitação das moedas digitais, pela possibilidade de negociar contratos futuros de Bitcoin e pelo declínio da sua volatilidade. Os especialistas afirmam que a criptomoeda poderá mesmo seguir a tendência de valorização positiva começada em 2016.

Análise Bitcoin | Bloomberg
créditos: Bloomberg

Os analistas sugerem que, ao contrário do que aconteceu à maioria dos setores económicos, a pandemia de COVID-19 causou um impacto positivo na Bitcoin e apontam três principais motivos. O primeiro relaciona-se com facto de o declínio histórico das ações na bolsa de valores, que afetaram bens como o petróleo, não ter atingindo o setor das criptomoedas.

Em segundo, os analistas indicam que a pandemia está a acelerar a passagem das moedas físicas para as digitais. Já em terceiro, as medidas tomadas pelos bancos centrais em todo o mundo estão a levar a um aumento da valorização do ouro e da Bitcoin, afirmam os especialistas.

No entanto, a Goldman Sachs recomenda prudência, alertando que, no atual ambiente económico, as criptomoedas não são um investimento viável. Os analistas do grupo financeiro apontam como motivos as correlações instáveis com outras classes de ativos, assim como a falta de provas que demonstrem que a Bitcoin possa proteger as operações financeiras contra grandes variações de preço.

Argumentos Goldman Sachs
créditos: Goldman Sachs

Os especialistas argumentam ainda que a Bitcoin e restantes criptomoedas não são um investimento viável pois são títulos “cuja valorização está primariamente dependente de alguém estar disposto a pagar um peço mais alto” por eles.