
Longe vão os tempos em que o Bitcoin valia mil dólares. Durante uma boa parte de 2015 o valor da moeda tem rondado os 200, 250 dólares - o equivalente a 185 e 230 euros -, mas nos últimos dias a moeda virtual tem escalado de forma significativa o seu valor.
No Bitfinex, um dos mercados de referência para o Bitcoin, o valor de 500 dólares já foi atingido. Noutros mercados a divisa digital apresenta-se atualmente a valer entre 470 e 490 dólares - os valores mais altos dos últimos tempos.
De acordo com o Mashable, este é o maior salto no valor da moeda registado desde o ‘pico dos mil dólares’, depois de uma fase menos positiva onde até os cibercriminosos terão perdido algum interesse na divisa.
Para esta vaga de confiança sobre o Bitcoin terá contribuído a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia que decidiu que as trasações de bitcoins não devem ser sujeitas a IVA - e isso acontecia em muitos casos, inclusive em Portugal.
Quer isto dizer que as pessoas podem trocar euros por bitcoins e vice-versa, sem serem sujeitas ao imposto de valor acrescentado. Se para os utilizadores isto é positivo, do ponto de vista teórico há outra grande implicação: o Bitcoin passa a gozar de um estatuto que já é aplicado ao dinheiro físico.
O Bitcoin continua sem ser uma moeda regulada, mas tem conseguido atrair utilizadores justamente pelo seu conceito descentralizado - a recente ‘crise do multibanco’ na Grécia fez aumentar automaticamente o interesse na moeda digital, por exemplo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários