Novos dados da Gartner indicam que nos últimos três meses do ano passado as vendas de servidores voltaram a crescer, contribuindo de forma relevante para fazer o sector crescer 17 por cento em volume de vendas e 13 por cento na receita, para o ano 2010.



Os novos produtos lançados pela Intel e pela AMD nos últimos meses do ano foram relevantes para a performance do trimestre, sublinha a consultora. O lançamento de novas plataformas mainframe pela IBM teve o mesmo impacto positivo.



A big blue liderou aliás o segmento de servidores nos últimos três meses do ano, tirando igualmente partido de um maior interesse do mercado pelas suas linhas de produto Z e X.



As vendas da fabricante ascenderam a 5,2 mil milhões de dólares, garantindo mais de um terço das receitas globais geradas no mercado de servidores.



A segunda posição da tabela de vendas vai para a HP (em termos de receitas, porque em número de unidades vendidas assume a liderança) e o top três fecha com a Dell que controlam, respectivamente, 31,3 e 12 por cento do mercado.