O número de smartphones vendidos durante a primeira metade deste ano aumentou 50 por cento comparativamente ao mesmo período de 2005, mostram os resultados publicados pela In-Stat.



Tal como a acérrima batalha para o domínio de sistemas operativos, também o aumento da aceitação dos dispositivos tem gerado nova competitividade junto de produtos como o BlackBerry, Personal Information Managers e PDAs.



No entanto, existem dois factores para os quais é necessário dirigir a atenção: os utilizadores, continuam a usar os dispositivos que, supostamente, os smartphones deveriam substituir e não aderem a novas aplicações.



O estudo da consultora apurou que os utilizadores empresariais, que receberam os dispositivos através da empresa, têm três vezes mais apetência para utilizar um segundo aparelho para uso pessoal.



Muitos dos smartphones vendidos durante este ano servem como uma combinação entre telefone e PDA, enquanto outros têm capacidades e performance comparáveis a muitos laptops. Contudo, a maioria dos dispositivos vendidos globalmente apenas permitem que os utilizadores acedam às características básicas dos telefones sem fios.



Os dados do estudo referem ainda que, entre os utilizadores norte-americanos, a aquisição de smartphones está dividida maioritariamente entre dispositivos que possuam Windows Mobile, BlackBerry OS e Palm OS.

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