Naquela que será a primeira queda desde 2001, as vendas de telemóveis a nível mundial podem baixar no próximo ano, segundo a Gartner.

As previsões da consultora apontam para um muito ligeiro decréscimo, que reflectirá o impacto da crise económica que se faz sentir, e que levará os consumidores a travarem as suas intenções de compra.

Além das consultoras, também as fabricantes estão a rever em baixa as suas estimativas, face a uma possível recessão económica. É o caso da Nokia, que alterou as suas previsões no início deste mês e a da Samsung, que hoje colocava a hipótese de os valores de crescimento das vendas de telemóveis para 2008 ficarem aquém dos nove por cento previstos inicialmente.

Para 2009, a número dois dos telemóveis pressupõe que o mercado mundial cresça em apenas um dígito ou chegue mesmo a registar uma queda.

Em dados relativos ao terceiro trimestre deste ano, a Gartner fala num crescimento de seis por cento no mercado mundial, em comparação com igual período de 2007, com 308,5 milhões de telemóveis vendidos.

Durante o mesmo período, as vendas no mercado da Europa Ocidental baixaram em oito por cento, para um total de 54,3 milhões de unidades comercializadas.