Depois de um longo processo judicial, a Viacom perdeu na justiça com a Google e não viu atendido o pedido de indemnização requerido em tribunal de mil milhões de dólares. O valor compensaria o grupo de media pelos danos resultantes da passividade da Google, através do YouTube, perante a violação de direitos de autor que colocou conteúdos vídeo geridos pelo grupo no serviço de vídeos.



A justiça não concordou com os argumentos apresentados pela Viacom que detinha à data direitos de conteúdos vídeo como o The Daily Show com Jon Stuart ou South Park. Considerou que a Google, através do YouTube, agiu consoante a lei, tendo em conta que sempre que informada da existência de conteúdos ilegais no seu serviço os retirou rapidamente.


De acordo com o Digital Millennium Copyright Act, os fornecedores de serviços de Internet estão a agir de acordo com a lei se agirem para eliminar conteúdos ilegais logo que sejam disso informados. Sem que exista um pedido ou uma informação prévia relativa à existência daqueles conteúdos na sua rede não podem ser responsabilizados pela sua existência. A regra aplicou-se ao caso Viacom Vs Google.


A Viacom tentou convencer a justiça de que a Google tinha conhecimento dos conteúdos protegidos que eram disponibilizados no seu serviço de vídeo e que não agiu deliberadamente, uma vez que os conteúdos em questão valeram milhões de visualizações.


Na primeira tentativa o grupo não conseguiu que a gigante da Internet fosse responsabilizada. Como se esperava vai agora tentar novamente recorrendo para o segundo U.S. Circuit Court of Appeals em Nova Iorque.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.