Katherine Maher assumiu o cargo de CEO do Web Summit em outubro do ano passado, após a demissão de Paddy Cosgrave, na sequência na sequência de afirmações que fez sobre Israel. Três meses depois, a responsável vai deixar a liderança, assumindo em março o cargo de CEO da rádio pública norte-americana NPR.

Em comunicado, a organização do Web Summit avança que Katherine Maher deixará a liderança a 1 de março, mas continuará a fazer parte do conselho de administração, numa função não-executiva. Segundo a organização, Katherine Maher ainda marcará presença como CEO no primeiro Web Summit no Qatar, que decorrerá entre os dias 26 e 29 de fevereiro em Doha.

Para a responsável, a experiência na liderança do Web Summit foi positiva, realçando que, mesmo num curto período, viu a "determinação, paixão e criatividade das equipas". "Embora esteja triste por deixar o meu cargo enquanto CEO, estou entusiasmada por contribuir de uma forma diferente como membro do conselho de administração, continuando a trabalhar com a equipa executiva ao longo de 2024", afirma Katherine Maher.

A organização, que já deu início à procura por um novo CEO para liderar a equipa a partir de março, anuncia também que Craig Becker, Chief Events Officer do Web Summit, foi escolhido como um dos novos diretores executivos do conselho de administração, assumindo o cargo deixado pelo Chief Marketing Technology Officer Mike Sexton.

Recorde-se que, durante o último Web Summit em Lisboa, Katherine Maher tinha afirmado durante a sua primeira conferência de imprensa enquanto CEO, que queria abrir a porta a um novo começo para a cimeira de tecnologia e empreendedorismo, que, na sua visão, devia ser um palco para o diálogo, e não o centro das conversas, numa referência à atenção gerada pela saída de Paddy Cosgrave.

Apesar das mudanças na liderança, a organização afirma que mais de 12.000 participantes já se inscreveram para o Web Summit Qatar, ultrapassando a expectativa inicial que apontava para 7.500. Entre os oradores confirmados estão comediante e apresentador Trevor Noah; a astronauta, fundadora e CEO da Deep Space Initiative Sara Sabry; e ainda o cofundador e CEO da Replit Amjad Masad.

A organização espera também alcançar a marca dos 30.000 participantes na próxima edição do Web Summit Rio, marcada para abril, e dos 40.000 no Collision, que decorrerá em junho.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (última atualização: 19h34)