Recentemente houve mais uma reviravolta no negócio de compra do Twitter. Elon Musk, que anteriormente tinha voltado atrás na transação, mudou de ideias, com a rede social a aceitar a oferta de compra de 44 mil milhões de dólares no início de outubro. Pouco tempo depois do anúncio feito Twitter, o empresário partiu para a rede social para levantar a ponta do “véu” relativamente aos seus planos para a plataforma com uma mensagem que deixou muitos intrigados.

“A compra do Twitter é um acelerador para a criação da X, a app para tudo”, escreveu Elon Musk. Quando questionado por um utilizador se não seria mais fácil começar esse projeto do zero, o empresário respondeu que, com o Twitter, o processo de desenvolvimento da X é acelerado em três a cinco anos, se bem que admita que possa estar errado.

Recorde-se que Elon Musk detém o domínio X.com, adquirido à sua ex-empresa PayPal, desde 2017 e, anteriormente, quando um utilizador do Twitter o questionou sobre a possibilidade de criar a sua própria plataforma caso a compra da rede social não se concretizasse o empresário respondeu simplesmente com “X.com”.

Durante um encontro com acionistas, Elon Musk explicou que, na altura em que comprou o domínio, tinha uma visão alargada do que poderia ser a X Corporation e que o projeto poderia ser algo criado de raiz, mas que o Twitter aceleraria o mesma por três a cinco anos.

Mas que planos é que terá Elon Musk? Ao que tudo indica, a X poderá ser um projeto ao estilo da chinesa WeChat, vista como uma super app, que, além de se afirmar como uma app de mensagens instantâneas, integra uma variedade de serviços: de rede social a pagamentos e entregas.

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Como avança a Bloomberg, o empresário já tinha mencionado a ideia de tornar o Twitter numa plataforma mais útil, aproximando-a mais dos “moldes” da WeChat ou até do TikTok, estabelecendo um paralelo entre as super apps que são populares no mercado asiático.

No entanto, como detalham analistas à CNN Business, o processo de transformação poderá não ser assim tão fácil quanto aparenta para Musk. Por um lado, há uma competição feroz por parte de outras plataformas digitais que também se querem transformar em super apps. Por outro, tentar apelar a todos é uma tarefa complicada, e até as super apps têm públicos específicos, permitindo adaptar os serviços disponibilizados às suas necessidades.

Apenas o futuro dirá como é que Elon Musk pretende implementar o projeto de criação da X. Note-se que o julgamento do processo Twitter-Musk estava marcado para outubro, no entanto, com a reviravolta no negócio, o mesmo foi adiado, como avança o Wall Street Journal. Agora, ficou estabelecido que Elon Musk terá até ao dia 28 de outubro para concluir a aquisição, caso contrário, será marcado um novo julgamento.