O YouTube acaba de adquirir a Green Parrot Pictures, uma empresa irlandesa cuja tecnologia deverá ajudar a melhorar a qualidade dos vídeos carregados para o serviço.

A compra foi anunciada ontem, pelo serviço de partilha de vídeos da Google, que não quis avançar mais detalhes sobre o negócio, como o montante envolvido na transacção.

Sedeada em Dublin, a Green Parrot Pictures é especializada no licenciamento em matéria de propriedade intelectual e no desenvolvimento de tecnologia para a manipulação de imagens de alta definição.

Apesar de se tratar de uma empresa pequena, as suas soluções terão sido usadas, por exemplo, em produções de Hollywood ricas em efeitos especiais, como "O Senhor dos Anéis", "Homem Aranha" ou "X-Men".

Fundada em 2004 por Anil Kokaram, professor de Engenharia na Universidade de Trinity, em Dublin, e actual director executivo da empresa, tem trabalhado no desenvolvimento de tecnologia capaz de melhorar a qualidade do vídeo, reduzir a largura de banda utilizada e oferecer uma melhor velocidade de reprodução - tudo características que se enquadra na perfeição nos objectivos do YouTube.

A tecnologia da empresa permite, por exemplo, a estabilização da imagem, remoção de cintilações, manchas e ruídos na imagem, bem como a alteração de cores e adição de efeitos como a câmara lenta, entre outras formas de restauro dos vídeos.

Este tipo de ferramentas poderiam ser colocadas à disposição dos utilizadores do serviço da Google, para melhorar a qualidade dos filmes carregados para o site, muitos deles captados com câmaras de baixa definição ou telemóveis. Recorde-se que este tem vindo, ao longo do tempo, a aumentar o leque de possibilidades na utilização do seu site, nomeadamente com a introdução de ferramentas de edição.