No final de Setembro 103 mil famílias acediam à Internet tirando partido de uma ligação de fibra óptica. Nos números esta manhã revelados pela Anacom, revela-se que este tipo de acessos conseguiu um crescimento de 32 por cento no último trimestre, atraindo 62 por cento das novas adesões registadas e passando a representar 5 por cento do total de clientes.



As ligações de fibra estão incluídas numa categoria designada pela Anacom como outras tecnologias, onde se inserem também os circuitos alugados e o FWA que, no total, são opção para 127.780 clientes.



De acordo com os dados da Anacom é, no entanto, a Internet móvel que continua a ter maior expressão no mercado, com 2,3 milhões de utilizadores efectivos, registados entre Julho e Setembro de 2010. Os acessos à Internet através da rede fixa foram usados por 2,05 milhões de clientes, 2,02 milhões em banda larga.



Quer na banda larga fixa, quer na banda larga móvel, o número de utilizadores que efectivamente tirou partido das ligações que têm disponíveis aumentou face ao trimestre anterior, na ordem dos 2 por cento.



De sublinhar ainda que nas tecnologias de rede fixa o ADSL continua a ser a tecnologia dominante, representando 53 por cento do total de acessos.



Na banda larga fixa a liderança do mercado permanece com a PT, que detém 46,2 por cento dos clientes, seguida da Zon que assegura serviço a 32,7 por cento dos clientes de Internet contabilizados pelo regulador. Na banda larga móvel a TMN domina, com 47,8 por cento de quota, seguida pela Optimus e pela Vodafone.



Nos primeiros nove meses do ano os serviços de Internet fixa, comercializados de forma isolada (sem integrar ofertas triple play), renderam aos operadores 298 milhões de euros, numa quebra de 7 por cento face a igual período do ano passado. As receitas não individualizáveis ascenderam a 153 milhões de euros, num crescimento de 58 por cento.


Recentemente a Anacom disponibilizou também números relativamente ao universo de casas já cabladas com tecnologias de nova geração. Nesses dados eram referidos valores quer para a fibra óptica, quer para o cabo com EuroDOCSIS 3.0 (tecnologia que dá suporte a serviços de alto débito).


Nota de redacção: Notícia actualizada com informação relativa a dados anteriormente disponibilizados pela Anacom.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.