Mais de 1,3 milhões de portugueses já mudaram de operador sem mudar de número. Disponível desde Junho de 2001 para os números fixos e a partir de Janeiro de 2002 para os números móveis, o recurso à portabilidade tem vindo a crescer, ascendendo no último mês de Junho a 1.311.143 números portados.

A maioria das mudanças requeridas diz respeito ao serviço telefónico fixo, com cerca de 1,050 milhões de pedidos para mudar de operador, mantendo o número, revela a Autoridade Nacional de Telecomunicações (Anacom).

O regulador para a área das telecomunicações acrescenta que na rede móvel já foram portados 259.284 números, enquanto nos serviços não geográficos foram pedidas 968 alterações.

Recorde-se que a Portugal Telecom pôs recentemente fim aos acordos que mantinha com os outros operadores, no sentido de simplificar o processo de portabilidade de clientes.

As regras estavam em vigor há três anos e funcionavam como um complemento ao conjunto de normas definidas pela Anacom, mas ficaram sem efeito, por alegado abuso de confiança por parte de alguns operadores.

Segundo a PT existem clientes que têm sido burlados, já que os seus números têm sido mudados por outros operadores sem a sua autorização.