O número traduz um crescimento de 3,2% face aos três meses anteriores, mas é mais expressivo na comparação com o ano passado. Desde então avançou 17,1%, indicam as estatísticas trimestrais do regulador das comunicações eletrónicas.

Por tecnologias, e tendo em conta o número de acessos cablados (preparados para receber a tecnologia), os mesmos dados mostram que a fibra ótica chegava a 4,43 milhões de casas e que o EuroDOCSIS 3.0 alcançava 4,2 milhões de casas.

Na fibra o valor apurado para o primeiro trimestre representa um crescimento de 22% face ao período homólogo. No que se refere à tecnologia de alta velocidade usada pelos operadores de cabo o crescimento foi de 1,4%.  

Recorde-se que Portugal, embora continue longe dos melhores lugares da Europa no que se refere à utilização de serviços de digitais, ocupa normalmente lugar de destaque no que se refere à disponibilidade de infraestruturas. Um estudo europeu publicado em fevereiro, por exemplo, destacava o facto de a Internet rápida estar disponível para 91% das residências portuguesas.