As licitações da fase principal do leilão 5G continuam a decorrer, agora a um bom ritmo, devido ao acréscimo dos 5% das novas regras. E ainda ontem somou-se mais quase 6 milhões de euros à “conta”, num dos dias de maior adesão. Fechadas as 12 rondas do 196º dia da fase principal, somou-se mais 5,465 milhões de euros.

O “pior modelo de leilão possível”: António Costa critica atuação da Anacom no 5G e questiona poder do regulador
O “pior modelo de leilão possível”: António Costa critica atuação da Anacom no 5G e questiona poder do regulador
Ver artigo

Feitas as contas, o leilão atinge um valor de encaixe potencial de 454,159 milhões de euros, mas somados à quantia relativa à fase de novos entrantes, o valor é agora de 538,51 milhões de euros.

Hoje houve mexidas em praticamente todos os lotes da categoria J, a que representa a faixa dos 3,6 GHz, nativa ao 5G. Dos 30 lotes, 25 subiram 5%, colocando-os, na maioria, acima dos 670% de valorização. Três lotes (J13, J14 e J15) já chegaram à valorização dos 680%.

Veja o dia do leilão ao detalhe:

O leilão do 5G decorre assim sem ainda ter um final à vista, num dia marcado pelas palavras do Primeiro-ministro António Costa de críticas à Anacom, nomeadamente o modelo concebido pelo regulador para o procedimento, descrevendo-o como o “pior modelo de leilão possível”. Durante um recente debate parlamentar na Assembleia da República, António Costa afirmou que a longa duração do leilão, que ainda não tem um fim claro à vista, está a atrasar significativamente o desenvolvimento de redes de quinta geração móvel em Portugal.