A primeira presença pública de António Mendonça, ministro das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações num evento do sector das comunicações deixou uma nota positiva para o investimento e confiança no futuro. A intenção de concretizar os concursos de RNGs rurais até ao final do primeiro trimestre de 2010 e a antecipação das metas definidas para ligação de fibra óptica foram as duas principais novidades.

Reforçando a intenção do Governo de que nesta legislatura a banda larga venha a ser acessível a todos os portugueses, o ministro apontou o papel relevante das redes rurais de nova geração, que pretendem aumentar a coesão regional em zonas onde não seria viável o comercial.

Dos cinco concursos que foram lançados ainda pelo anterior executivo já houve desenvolvimentos em relação a algumas das regiões, mas agora António Mendonça avança com uma data para a sua finalização, com a outorgação dos contratos até final do primeiro trimestre de 2010, "atendendo à particular relevância e impacto de todas as medidas relacionadas com o rápido investimento em Redes de Nova Geração", afirmou.

António Mendonça reafirmou também a intenção de antecipar a meta de cobertura da população com redes de nova geração para um milhão e meio de utilizadores até final deste ano, a que se junta a intenção de concretizar a ligação de todas as escolas do ensino básico e secundário e de todos os serviços públicos de justiça a estas redes até 2010.

A aposta nas e-iniciativas, com o programa e-escola, nas vertentes para alunos, professores e formandos do Novas Oportunidades, que já permitiu a distribuição de 860 mil computadores portáteis com ligação de banda larga até final de Outubro de 2009.