O mais recente relatório trimestral da Akamai sobre o Estado na Internet, baseado nos números apurados pelos servidores ligados à sua rede, mostra que a Coreia do Sul continua a liderar na velocidade média de acesso à Internet, próxima dos 12 Mbps. A velocidade média de ligação em Portugal aproxima-se dos 4 Mbps.

Durante o quarto trimestre de 2009, ligaram-se aos servidores da empresa 465 milhões de endereços IP únicos, mais 4,7 por cento que no trimestre anterior e 16 por cento acima do verificado um ano antes. Estados Unidos e China continuam a controlar, pelo sétimo trimestre consecutivo, perto de 40 por cento dos acessos.

Na lista seguem-se Hong Kong, Japão, Roménia e Letónia que completam o Top 5, todos com velocidades médias acima dos 6 Mbps.

Portugal também marca presença no relatório da Akamai, embora longe das tabelas que exibem as melhores ligações.

Segundo a empresa, no último trimestre de 2009, 20 por cento dos endereços IP em Portugal ligavam-se à grande rede a uma velocidade acima dos 5 Mbps, enquanto 78 por cento o faziam a velocidades mais baixas do que essa. Pouco mais de um por cento ligava-se à Internet a menos de 256 Kbps.

A velocidade média de ligação em Portugal aproxima-se dos 4 Mbps.