As tarifas de roaming têm sido progressivamente reduzidas mas o fim oficial do pagamento de taxas adicionais nas chamadas de telefone e nos dados quando se viaja dentro da Europa foi aprovado já pela comissão europeia, mas está longe de gerar consenso, sobretudo para países pequenos, como salientou já a APRITEL.

Fátima Barros lembrou hoje que o BEREC tem que fornecer a informação necessária para a definição da política de utilização responsável que acompanhará a imposição das medidas, mas também contribuir para a avaliação do mercado grossista de roaming.

Mas nesta área a presidente do BEREC admite que o fim do roaming  afeta particularmente Portugal, e que esta é uma área onde o organismo não quer intervir, por ser sensível e obrigar a decisões complicadas,  preferindo deixar a decisão para a Comissão Europeia.

Na área de redes a presidente da Anacom lembrou ainda que se mantêm constrangimentos no acesso às redes de banda larga, que pode ser uma barreira à entrada de novos players, defendendo a manutenção da regulação de operadores com poder de mercado significativo, com as obrigações de acesso à rede fixa dos incumbentes, um tema que foi depois retomado no debate entre os operadores de telecomunicações no Estado da Nação.

O 25º Congresso das Comunicações da APDC decorre hoje e amanhã, 25 e 26 de novembro, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, reunindo mais de uma dezena de painéis onde participam 99 oradores e que abordam os principais temas do sector das comunicações e TI.

 

O TeK está a acompanhar a conferência, pelo que o convidamos a acompanhar aqui todas as novidades.