Na Europa existiam no final do primeiro semestre 3,2 milhões de utilizadores de ligações de banda larga através de fibra óptica. Os números são do FTTH Council que também considerou na estatística a Rússia, o que incrementa para 4,5 milhões o número de utilizadores de ligações de fibra contabilizado até Junho e posiciona o crescimento do uso da tecnologia nos 22 por cento.



Os números apurados para Portugal indicam que no final de Junho existiam no país 52.500 utilizadores destas tecnologias, dados que divergem dos apurados pela Anacom em Março do mesmo ano, quando eram identificados 54 mil utilizadores da tecnologia no país. Ainda assim, o país continua no pelotão da frente da implementação das tecnologias de fibra, tendo em conta que os dados analisados pelo organismo destacam os 17 países europeus onde a fibra já chegou a mais de um por cento dos lares.

[caption]Fibra na europa[/caption]

Em termos globais, o FTTH Council sublinha que o expressivo crescimento europeu da fibra se deve sobretudo à explosão da banda larga nas economias do leste da Europa. Nos lugares da frente, no que se refere à implementação da fibra estão países como a Lituânia, Eslovénia e Eslováquia. A Suécia e a Noruega, tradicionais líderes da banda larga, também aqui asseguram lugares cimeiros, na segunda e terceira posição da tabela. Portugal é o 16º entre dezassete.



Os dados também mostram que a expansão da fibra vai continuar pela Europa a passos largos, tendo em conta que 18 milhões de casas estão já hoje preparadas para receber a tecnologia. Juntando a Rússia a esta contabilidade, o número de casas passadas aumenta para 26 milhões. Os números revelam um crescimento de 6 por cento no semestre em análise.



No início do ano o FTTH Council apresentou dados relativos a 2009. Nessa altura existiam em Portugal 41.500 clientes de banda larga com ligações em fibra e um total de 1,1 milhões de casas passadas.