O leilão que distribuiu espetro pelos interessados decorreu só em Julho, mas a disputa entre operadores pelo selo de mais inovador já começou. A Telefonica anunciou que a partir da próxima semana começa a disponibilizar os primeiros serviços de quarta geração. A Vodafone reagiu rapidamente ao anúncio e garantiu que antes do final do mês também avança.


A Telefonia anunciou o lançamento das suas primeiras ofertas pré-comerciais baseadas na tecnologia LTE - Long Term Evolution, norma escolhida para a quarta geração móvel, que vai assegurar velocidades médias de 30 Mbps e picos de débito na ordem dos 100 Mbps.


As primeiras áreas cobertas serão as zonas empresariais e os aeroportos de Madrid e Barcelona, já a partir da próxima semana. Progressivamente, o incumbente espanhol avançará com a cobertura 4G para outras zonas do país.


Já a operadora que também fornece serviços para o mercado português, anunciou que nesta primeira fase os seus serviços de quarta geração estarão apenas disponíveis para 30 grandes clientes, nas zonas empresariais de Madrid, Barcelona e Malaga.


No leilão que distribuiu espetro para operar a quarta geração de serviços móveis, a Vodafone investiu 518 milhões de euros. No mesmo leilão a Telefonica investiu 668 milhões de euros, um número que ainda assim fica muito aquém do valor total de investimento previsto pela empresa para este ano: 9 mil milhões de euros para modernizar a sua oferta de serviços móveis e adaptá-la às necessidades dos utilizadores, conforme têm explicado os responsáveis da empresa.


Entretanto, e enquanto aposta no 4G (para já na componente de dados), a Vodafone explica que mantém prioritária a terceira geração de serviços móveis na sua estratégia. Nesse sentido, a partir de 9 de setembro ativa o 3G em 1.800 localidades rurais, onde até agora não disponibilizava serviços de banda larga móvel.


Recorde-se que em Portugal está por realizar o leilão que atribuirá as frequências para operador a quarta geração móvel, um processo que deverá avançar durante este trimestre.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico