As operadoras de telecomunicações continuam a desenvolver as suas infraestruturas de cobertura de redes 5G pelo país e os últimos dados da Anacom demonstram que houve um aumento de 48% no terceiro trimestre do ano. A instalação das estações de base 5G já chegam a 88% dos concelhos do país, embora apenas a 39% das freguesias. São dados que marcam a expansão da rede, embora as operadoras tenham algum receio de não conseguirem cumprir com as metas estabelecidas pelo leilão 5G, ou seja, o compromisso de cobertura de pelo menos 95% de todo o território. E poderá haver uma negociação com a Anacom para estender o prazo.

Por outro lado, a taxa de penetração do 5G ainda é relativamente baixa, segundo os últimos dados da Anacom. As mais recentes informações, relativas a setembro, cerca de 11,7% dos utilizadores de serviços móveis e 16,4% dos utilizadores de internet móvel dispunham de equipamentos 5G. Do total das subscrições para aceder aos serviços e redes 5G, o regulador estima que a penetração seja de 15%.

Durante o mesmo período, a Anacom estima que o tráfego gerado em redes 5G representam cerca de 7,6% do total de dados móveis. E que o tráfego médio em redes 5G atingiu os 3,3 GB por utilizador de internet móvel 5G.

Anacom - 5G setembro
Anacom - 5G setembro

Os números acabam por ser uma estimativa, pois segundo o regulador, estas baseiam-se na base de clientes que já têm equipamentos 5G e os utilizaram em setembro. No entanto, os utilizadores podem não ter utilizado os equipamentos em zonas com cobertura 5G. Nesse sentido, estima-se que tenham sido feitos 1,56 milhões de acessos à internet móvel 5G e um tráfego total mensal de 4.953 TB.

No último Web Summit, segundo os números da Altice Portugal, foram gerados 50 TB de dados durante a semana da cimeira tecnológica e que 20% foi processado em 5G. A empresa garantiu uma cobertura total da Altice Arena e os cinco pavilhões da FIL com 5G, prometendo suportar mais de 150 mil equipamentos conectados em simultâneo.

De recordar que as principais operadoras de telecomunicações têm vindo a adiar a cobrança do serviço 5G, prolongando o período da sua oferta. Até aqui válido até ao dia 15 de outubro, mas no portal da MEO e da Vodafone essa oferta está, para já, disponível até ao dia 15 de novembro. A NOS também confirmou que os tarifários de oferta estão válidos até ao dia 15 de novembro, embora o serviço 5G permaneça gratuitamente para os pacotes de 10 GB de tráfego.

Nota de redação: O SAPO TEK pediu informações à MEO, NOS e Vodafone sobre se o período gratuito se vai manter além do dia 15 de novembro, informação ainda a aguardar na publicação desta notícia. Foi também editada a data limite gratuito da NOS para o dia 15 de novembro. Última atualização 16h00.