A fase principal do leilão do 5G avançou hoje para o 15º dia de licitações para definir a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz e, de acordo com os mais recentes dados da Anacom, hoje voltaram a ter lugar seis rondas.

As licitações atingiram hoje os 214,47 milhões de euros, um número que poderá ser mais elevado se as propostas divulgadas se aplicarem aos vários lotes disponíveis nas faixas dos 700 aos 2,6 MHz, o que não é possível perceber pelos dados disponibilizados. No total, se as licitações forem iguais para os vários lotes, já se podem ter sido ultrapassados os 359 milhões de euros.

À semelhança dos dias anteriores, as únicas mudanças surgem na faixa dos 3,6 GHz, onde o interesse tem vindo a crescer. Desta vez, é possível constatar subidas nas propostas das operadoras em relação a 21 dos 40 lotes disponíveis.

Nas restantes faixas colocadas a concurso, não existem alterações nas propostas. Além disso, na faixa dos 700 MHz, que ficou livre após a conclusão do processo de migração da TDT, um dos lotes não recebeu ofertas desde o início da fase principal do leilão.

Preços com aumento de 204%, lotes sem licitação e concorrentes “misteriosos”: o guião do Leilão do 5G ainda não tem o final escrito
Preços com aumento de 204%, lotes sem licitação e concorrentes “misteriosos”: o guião do Leilão do 5G ainda não tem o final escrito
Ver artigo

A fase de licitações principal ainda está para durar, num processo que já ultrapassou a duração da fase reservada a novos entrantes e que deverá fazer aumentar o valor de encaixe financeiro do Governo com as licenças. Recorde-se que o preço de reserva estava fixado pela Anacom nos 237,9 milhões de euros.

Depois da fase principal há ainda a consignação das licenças, com a escolha da localização geográfica dos lotes, e, finalmente, a atribuição, onde a Anacom atribui os direitos de utilização de frequências. As ofertas comerciais só poderão avançar findo o processo e, apesar de já não acontecerem em janeiro como tinha sido previsto, ainda estão na dentro de um horizonte temporal que apontava para o primeiro trimestre de 2021.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação e o título foi alterado. (Última atualização: 18h55)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.