No final deste ano deverão existir, em todo o mundo, 1,2 mil milhões de ligações 5G, quase o dobro do valor registado no ano passado. As contas são da CCS Insight e indicam que depois dos atrasos inerentes às restrições impostas pela pandemia, a quinta geração está a ganhar ritmo e tração. A tendência é para continuar e em 2026, a mesma empresa acredita que o número de ligações 5G já ascenderá a 4 mil milhões, com a Europa Ocidental e a América do Norte a liderarem o crescimento.

A consultora aponta vários fatores, como responsáveis pelo acelerar da tecnologia, como a disponibilidade cada vez mais alargada de dispositivos com conectividade 5G. Lembra que o 5G já se tornou numa funcionalidade standard dos equipamentos topo de gama e que está também a ser incluída num número cada vez maior de equipamentos de gama média. Este ano, a empresa prevê que 44% dos telemóveis vendidos tenham já suporte para 5G.

Smartphones com 5G já lideram vendas. 4G foi ultrapassado em janeiro
Smartphones com 5G já lideram vendas. 4G foi ultrapassado em janeiro
Ver artigo

A contribuir para a expansão da tecnologia estará também a redefinição de estratégias por parte dos operadores e a chegada ao terreno de várias redes e respetivos serviços, cujo lançamento tinha sido adiado.

"Apesar dos anos iniciais do 5G terem sido ensombrados pela pandemia de Covid-19 e pelos problemas que criou, o mercado está agora numa posição mais forte, à medida que entramos na segunda metade de 2022", destaca James Manning Smith, analista sénior da CCS Insight.

CCS Insight - crescimento do 5G por regiões
créditos: CCS Insight

O responsável lembra que as perspetivas económicas e geopolíticas globais para 2022 continuam a ser desanimadoras, mas o avanço do 5G parece ter condições para ficar imune à crise e continuar a bom ritmo. O segmento tem conseguido abastecer-se junto dos fabricantes de componentes, por integrar uma faixa mais rentável do mercado e com margens de lucro maiores, onde a procura também permanece forte.

Os dados recolhidos pela CCS Insight também mostram que 99% das ligações 5G que vão estar ativas no final do ano estarão integradas em smartphones, tablets ou portáteis. A empresa destaca o crescimento acelerado das ligações fixas 5G, que será de 160% para sete milhões em 2022, uma tendência impulsionada pela forte estratégia de alguns operadores nesta área, sobretudo nos Estados Unidos.

Finalmente, em 2026 a CCS Insight estima que existam 83 milhões de ligações de fibra com 5G e 455 milhões de ligações de Internet das Coisas, incluindo ligações Machine to Machine.