Quase 60% da população portuguesa já usa a Internet, revelam os últimos dados do Bareme Internet, divulgados pela Marktest. De acordo com a empresa de estudos de mercado, a utilização da rede aumentou 9 vezes nos últimos 15 anos.

Segundo os números agora publicados, incluídos no estudo Os Portugueses e as Redes Sociais 2011, a percentagem de residentes em Portugal continental que utilizam a Internet cresceu de 6,3% em 1997 para 59% em 2011, o que representa um aumento de 52,7 pontos percentuais para o grupos dos que já se ligam à Net.

O grupo, que passou a maioritário em 2009, será principalmente constituído por homens, uma vez que é entre estes que se regista a maior percentagem de utilizadores. Mais de dois terços (67,2%) dos homens inquiridos afirmaram usar a Internet.

Embora a percentagem de utilizadores continue a estar em maioria, o valor desce para os 51,5% quando a pergunta é feita a mulheres. A Marktest destaca, porém, o facto de o número ter crescido 14 vezes em 10 anos.

Mais que o género, foram considerados fatores com maior expressão na distribuição dos utilizadores a idade, a classe social e a ocupação dos entrevistados, com os estudantes a destacarem-se como os que mais utilizam este recurso. Nestes três grupos sociodemograficos foram registadas “taxas de utilização da net bastante acima da média”, apuraram os responsáveis pelo estudo.

A mais elevada taxa de penetração é registada entre os estudantes, com 99,8% os entrevistados a declararem-se utilizadores da rede. Entre os jovens dos 15 aos 17 anos o valor situava-se nos 99,5%.

A análise registou ainda uma grande utilização deste recurso entre os quadros médios e superiores (98,8%) ou entre os “indivíduos da classe social alta ou média alta” (96,7%).

Os grupos com menor penetração da tecnologia são também aqueles onde se verificaram as maiores taxas de crescimento face a 1997. A utilização do serviço aumentou, por exemplo, 10 vezes entre os indivíduos com mais de 34 anos e 36 vezes junto dos inactivos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.