Ao longo do ano passado foram vendidos em Portugal 6,1 milhões de telemóveis. O número representa um crescimento de 9 por cento face ao ano anterior.



Já nos últimos três meses de 2010 foram vendidos 1,6 milhões de equipamentos, traduzindo uma queda de 7 por cento face ao período homólogo que acabou por não contagiar a performance do sector para o total do ano.



De acordo com o IDC European Mobile Phone Tracker, para manter as vendas de telemóveis em terreno positivo, no mercado português contribuiu o segmento de smartphones, sobretudo os que são suportados no sistema operativo Android.



A plataforma liderada pela Google aumentou a expressão nos dispositivos vendidos em 1.848 por cento, face a 2009. O Symbian assegurou a segunda posição da tabela, em termos de quota de software nos dispositivos vendidos, indicam os dados da consultora.



Já os telefones tradicionais são cada vez menos procurados pelos consumidores (embora continuem a representar a maioria do mercado), o que se notou sobretudo no último trimestre quando as vendas deste segmento caíram 23 por cento, para 1,2 milhões de unidades.



No mesmo período venderam-se 434 mil smartphones, mais 110 por cento que no período homólogo, representando já 27 por cento dos telefones vendidos.



"Os resultados trimestrais e anuais do mercado português de telemóveis continuam a beneficiar de um "balão de oxigénio", ou seja, das unidades que são re-exportadas para outros países. Este fenómeno é alheio ao interesse dos operadores móveis e apenas beneficia as entidades que exploram as diferenças de preço verificadas entre o mercado português e outros mercados", explica Francisco Jerónimo, Responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC, comentando os dados apurados para 2010.



Este mercado, que vive da exportação de equipamentos a partir de Portugal para outros mercados, tirando partido de campanhas de preços que os tornam apelativos, e que no ano passado terá representado 1,6 milhões de telemóveis e mais de um terço das vendas anuais, não evitará contudo perdas no sector este ano.



Para 2011 a IDC espera uma queda das vendas e prevê que o mercado recue 4 por cento, dando continuidade à tendência que os últimos três meses do ano já evidenciaram.



Ainda no que se refere a 2010, a IDC conclui que a Nokia continua a liderar o mercado português, em número de unidades vendidas. A Samsung também continua a assegurar a segunda posição da tabela, embora ambas tenham visto reduzir-se as suas quotas de mercado.



A terceira posição na tabela de vendas de equipamentos no mercado português cabe à Vodafone com o seu portfólio de terminais de marca própria.



No que se refere aos smartphones o top três de vendas é liderado pela Nokia, Research in Motion e Samsung. A maior variação cabe à RIM, dona do BlackBerry, que cresceu 113 por cento face ao final de 2009.