A esmagadora maioria das famílias portuguesas usam serviços pagos de televisão. No final de setembro, 4,5 milhões subscreveram estas ofertas, um número que corresponde a 95,7% das famílias e que traduz um crescimento de 2,7 pontos percentuais, na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

Em número de assinantes, esse crescimento foi de 3,1%, uma evolução que para a Anacom, que apresenta os dados, está relacionada com a adesão a ofertas suportadas em fibra ótica, tanto por novos clientes, como por clientes que migraram de serviços suportados noutras tecnologias, para serviços FTTH. No seu conjunto, estas novas adesões resultaram em mais 265 mil assinantes, passando a tecnologia a servir 2,7 milhões de utilizadores dos serviços de TV paga.

A fibra passou assim a representar 59,9% dos assinantes destes serviços, consolidando a posição de liderança que mantém desde 2018. Os serviços de televisão por cabo mantêm uma penetração de 28,4%, o satélite 8,3% e o ADSL apenas 3,3%.

Por operadores, a Meo lidera, com uma quota de 41%. Segue-se a NOS; que controla 37,2% do mercado, a Vodafone (com 18,7%) e a Nowo, com uma quota de 3%. Vodafone e MEO foram os prestadores que mais cresceram no período em número líquido de assinantes, uma evolução com impacto inferior a 1 ponto percentual nas respetivas quotas de mercado.

Os dados da Anacom mostram ainda que a maior parte dos assinantes de serviços de Pay TV (4 milhões) integram o mercado doméstico, segmento onde a adesão a estas ofertas cresceu 2,9% no último ano. Os assinantes não residenciais somam 485 mil subscrições e também cresceram, neste caso, 4,9%.