As tecnologias Fiber to the Home (FTTH) e Fiber to the Building (FTTB) continuam a somar adeptos entre os portugueses no acesso à Internet. No final do primeiro trimestre os dados da Anacom apontam para a existência de 275 mil acessos, número que demonstra um crescimento de 16,1% face aos três meses anteriores e de 80% comparativamente a idêntico período de 2011.

Os serviços de fibra representavam, no final de março, 12% do mercado, numa diferença de 1,4 pontos percentuais ao 4º trimestre do ano passado.

Embora a perder terreno, o ADSL continua a ser a tecnologia mais comum para acesso à Internet em banda larga, nesta altura com uma quota de mercado de 47,9%, que comparam com os 49,1% registados no final de dezembro.

A informação publicada pela Anacom aponta também para um aumento geral do tráfego de Internet em banda larga, que cresceu cerca de 3,3% no período analisado. A evolução resulta sobretudo dos números da banda larga fixa, que subiram 3,3%, o que representa cerca de 95,7% do total.

Já o número de utilizadores que efetivamente acederam à Internet em banda larga móvel no período de reporte diminuiu ligeiramente face ao período anterior (0,9%), mas aumentou em comparação com o período homólogo (11,6%).

A Anacom revela ainda que mais de 80% dos utilizadores contrata Internet de banda larga em pacote de serviços. Ao que indica a entidade reguladora, no primeiro trimestre de 2012 cerca de 81% dos clientes de Internet em banda larga fixa adquiriam o serviço no âmbito de um pacote de serviços.

Destes, 10% optaram pelo double-play (com TV ou telefone fixo) e cerca de 71% por um pacote triple-play (com TV+telefone fixo).

No final do primeiro trimestre existiam em Portugal cerca de 2,3 milhões de clientes com acessos à Internet fixos e cerca de 2,9 milhões de utilizadores que efetivamente utilizaram Internet em banda larga móvel.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.