O relatório "Positions on the Five Hottest IT Topics and Trends in 2005" da Gartner elaborado por quatro especialistas em negócio emergente e tendências de tecnologia concluí que nos próximos cinco anos os serviços de telefonia IP e VoIP vão ser garantidos em 95 por cento das grandes empresas. O estudo esboça algumas ideias chave e projecta os índices de adopção de software open source, convergência de voz/dados, arquitecturas orientadas aos serviços, Tecnologias como utilities e sourcing global.

"O resultado desta pesquisa confirma que as recomendações actuais e passadas da Gartner são mais urgentes que nunca", afirmou Daryl Plummer vice-presidente da Gartner. "Os líderes de TIs têm de encarar estes cinco temas e respectivas tendências como prioritários, não só para o êxito da sua estratégia tecnológica, mas também para o próprio êxito de negócio da empresa".

A Gartner indica que o desenvolvimento da telefonia IP e VoIP vão assegurar a crição de novas classes de aplicações empresariais, gerando a maior revolução na indústria de telecomunicações desde a sua fundação.

A consultora estima que até 2010 pelo menos 40 por cento das empresas tenham já integrado as suas redes de voz e dados numa única infra-estrutura e que mais de 95 por cento das companhias de grande e média dimensão tenham iniciado processos de migração.

Com a alteração tecnológica também o mercado sofrerá modificações, esperando-se que até 2009 metade dos fornecedores de serviços de primeira linha tenham sido comprados ou sofram processos de fusão.

Os preços dos serviços deverão ser reduzidos até 15 por cento ao ano nos serviços de dados e sete a 15 por cento nos serviços de voz, espera ainda a consultora, que afirma que o crescimento de tráfego se situará nos 30 a 60 por cento, garantindo a rentabilidade das redes.

Notícias Relacionadas:

2005-04-30 - Cisco adquire empresa de produtos para VoIP

2005-04-01 - Administração Pública italiana adopta VoIP até 2012

2005-03-03 - Ofertas integradas de voz e dados sustentam estratégia da PT para o Fixo