A autarquia de Alenquer fez hoje ao início da tarde a primeira sessão de esclarecimento no terreno, relativa à migração do sistema de televisão que serve a vila de analógico para digital, já no próximo dia 12 de Maio.


A vila será a primeira região do país a desligar o sinal analógico de televisão, no âmbito do processo de migração para a televisão digital terrestre, que até Abril de 2012 vai estender-se a todo o país.


Esta tarde a autarquia promoveu uma sessão de esclarecimento e nas próximas semanas - em parceria com a Anacom - conta realizar outras acções, onde se incluem um road show e mais iniciativas que levem para a rua o esforço para esclarecer dúvidas da população, até agora respondidas sobretudo através do boletim municipal e do site da autarquia.


A autarquia assegura que, a par com estas acções, também deu instruções às equipas de serviço social para esclarecer dúvidas ou encaminhar questões junto das famílias que assistem.


Num encontro com a imprensa, Jorge Manuel da Cunha Mendes Riso, presidente da autarquia, explicou que as iniciativas de esclarecimento visam minimizar potenciais problemas e admitiu que têm também um foco forte no combate ao esforço de desinformação que agentes dos operadores de serviços pagos de TV têm tentado promover.


O switch-off tem sido aproveitado por empresas de TV paga para tentar vender os seus serviços, aproveitando o argumento do fim do analógico.



De sublinhar que quem não tem um televisor recente - já preparado para receber a TDT - terá de adquirir um descodificador para ler o novo sinal, mas em qualquer caso, ou mesmo em casos específicios em que seja impossível entregar sinal de TDT, qualquer utilizador continuará a ter acesso a serviços de TV gratuitos (via TDT ou satélite).


Eduardo Cardadeiro, administrador da Anacom, explicou na mesma sessão que a Anacom tem vindo a trabalhar com a ASAE e a Direcção-geral do Consumidor também no sentido de controlar possíveis acções ilegais à volta do processo de migração, no que se refere por exemplo à venda de dispositivos descodificadores não compativeis com as especificações escolhidas para Portugal.


No âmbito dessa colaboração foi aliás realizada uma acção no terreno que não encontrou ilegalidades relevantes na oferta do comércio local, relatou.


De sublinhar que no próximo dia 12 de Maio será apenas desligado o retransmissor de Alenquer que serve apenas cerca de um quinto da população do concelho. Sendo uma zona em que já existiam dificuldades de sintonização dos quatro canais em sinal aberto uma boa parte da população é utilizadora de serviços pagos e por isso não será afectada pela mudança para a TDT. A câmara não consegue estimar quantos moradores serão realmente afectados pelo apagão analógico.



A compra dos descodificadores que dão acesso à TV digital, a quem não tenha televisores preparados para permitir essa mudança sem custos, será subsidiada para beneficiários do rendimento de inserção social, reformados e pensionistas, bem como para cidadãos com deficiência igual ou superior a 60 por cento.


O desconto no preço das caixas descodificadoras é assegurado pela PT que opera os serviços de TDT e que reservou mais de 10 milhões de euros na proposta que a levou a vencer a licença para este efeito. A subsidiação financia as boxes até 50 por cento.