O 5G Challenge visa dinamizar e premiar soluções que impulsionem a transformação digital das empresas e organizações e que sejam alavancadas pela tecnologia 5G.

Este concurso é uma evolução do IoT Challenge que nas sete edições anteriores contou com a candidatura de mais de 200 participantes, de cerca de 80 empresas. Durante este tempo foram premiadas 24 soluções, muitas das quais já implementadas em clientes Altice Empresas que veem os seus negócios alavancados por estas soluções, e que têm contribuído para a transformação do tecido empresarial português.

Este ano, o 5G Challenge desafia as empresas a apresentarem soluções de 5G inovadoras, potenciadas por tecnologias como a realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, Big Data, Cloud e IoT, que, em conjunto com o poder do 5G, abram caminho para um futuro mais competitivo para as empresas.

As soluções a concurso podem ser dirigidas a vários setores, desde a Indústria à Saúde/Bem-Estar, passando pela Educação, Gestão das Cidades, Eficiência Energética, Mobilidade/Logística, Ambiente/Economia Circular e Retalho/Serviços.

As candidaturas já estão abertas e as empresas interessadas, portuguesas ou estrangeiras, podem submeter as suas inscrições até 14 de maio no website do 5G Challenge. A data inicialmente definida era 30 de abril mas o prazo foi alargado.

Em maio são selecionadas e divulgadas as equipas que vão participar, num máximo de 20, numa primeira fase. A apresentação, perante o júri, das 12 soluções que chegarão à final e a eleição das três empresas vencedoras será dia 19 de setembro.

As empresas selecionadas para participar no 5G Challenge podem evoluir e testar as suas soluções 5G no golabs.5G da Altice Portugal em Lisboa ou nas instalações da 5G testbed da Altice Labs em Aveiro. O golabs.5G é um laboratório tecnológico onde fabricantes, parceiros e clientes da Altice Empresas podem ter acesso a suporte técnico especializado nos testes e evolução das suas soluções 5G. Este laboratório está também aberto a startups e à academia.

As instalações da 5G testbed, que pertencem à test bed “NextGen Mobility” da Altice Labs e que, por sua vez, fazem parte da Rede Nacional de Test Beds, pretendem apoiar o desenvolvimento tecnológico e acelerar produtos e/ou serviços pilotos com uma forte componente digital. As empresas que participarem neste test bed poderão ter a oportunidade de aceder a uma rede 5G privada, incluindo recursos MEC (Mobile Edge Computing) e equipamentos RSU (Roadside Units), para oferecer suporte a aplicativos de comunicação críticos de alta largura de banda.

Em setembro vão ser escolhidas as três empresas vencedoras do 5G Challenge. Cada uma das empresas vencedoras terá acesso ao programa de startups da Web Summit 2023, à divulgação da sua solução e negócio em vários meios de comunicação, assim como no website do evento e nas redes sociais da Altice Empresas. As soluções têm ainda a possibilidade de integrar o portfólio de produtos e serviços Altice Empresas.

Nota: O prazo para incrição no 5G Challenge foi alargado a 14 de maio de 2023.