Colaborar na implementação de um ambiente 5G, ao vivo, para testar potenciais aplicações da tecnologia é o principal objetivo de um memorando de entendimento assinado esta segunda-feira, entre a Altice Portugal e a Huawei Tech, no Mobile World Congress.

O acordo baseia-se na disponibilização de equipamento 5G NR da Huawei e é um passo fundamental para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal, refere a operadora, com a respetiva oferta de tecnologia e recursos “que permitam às empresas portuguesas desenvolverem novos modelos de negócios e disponibilizarem novos serviços”.

AT&T lança-se “à séria” na corrida ao 5G
AT&T lança-se “à séria” na corrida ao 5G
Ver artigo

A implementação proposta usará equipamentos e software da Huawei com base na especificação New Radio 5G Non-Standalone (NR 5G NSA), definida pela iniciativa 3GPP, que resultará de uma evolução natural da rede 4G LTE, pela adição de funcionalidades que permitem introduzir novos serviços suportados na maior capacidade de dados e menor latência de rede.

Refira-se que a Altice tem, igualmente, no terreno uma parceria com a Ericsson para o 5G, no mercado português. Além disso, esta é a segunda colaboração entre a Altice e a Huawei para Portugal num curto espaço de tempo, depois de as duas empresas lançarem o Golabs, um laboratório criado com o objetivo de potenciar a criação de produtos e serviços na área da IoT.

Recordamos que o SAPO TEK está a acompanhar de perto todas as novidades do MWC, com notícias sobre as apresentações e a exposição, mas também sobre as empresas portuguesas que estão em Barcelona e que somam uma dúzia de expositores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.