(Actualizada) Alenquer é a primeira zona em Portugal a perder o sinal analógico, que é substituído pela Televisão Digital Terrestre a partir de 12 de Maio, quinta feira da próxima semana. A situação está a ser aproveitada pela Zon para vender serviços de televisão paga, uma situação que a Anacom repudia, garantindo que actuará com firmeza contra este tipo de comportamentos.

O caso foi identificado pela Anacom, numa acção de fiscalização feita em Alenquer, que pretendia aferir da existência de caixas descodificadoras à venda nos estabelecimentos comerciais da região. “Constatou esta Autoridade a existência de alguns quiosques móveis da ZON com publicidade que alude ao desligamento do sinal analógico e evidencia os seus produtos pagos, disponíveis apenas para Alenquer, como a forma de continuar a ver televisão”, refere uma informação enviada à imprensa.

A Anacom repudia a situação e refere que esta actuação “é susceptível de induzir em erro as populações, que poderão acreditar que só com a subscrição daqueles produtos garantem que continuarão a ver televisão”, adianta ainda a autoridade das comunicações, lembrando que afirma que é eticamente reprovável.

Recorde-se que Alenquer é a primeira região a passar para emissões de TDT, já na próxima semana, seguindo-se o Cacém e a Nazaré no plano de switch off que testa o “apagão analógico” mais alargado marcado para o início de 2012.

O TeK já publicou vários artigos sobre a TDT e uma lista de perguntas frequentes, onde dá conta que os utilizadores não precisam de subscrever serviços de televisão paga para continuarem a ver televisão, mas apenas adquirirem um sintonizador específico para ligar às televisões, caso estas não suportem ainda a TDT. Eventualmente poderá ser também necessário fazer algumas mudanças nas antenas.

Contactada pelo TeK, fonte oficial da Zon afirma que "A ZON vai naturalmente ter em atenção o comunicado da Anacom e apurar se há algum agente que está a ter um comportamento menos correcto. O que a ZON tem feito é oferecer aos consumidores, que vão ser afectados pelo switff off analógico, mais uma opção de escolha na forma como vão passar a ver televisão, apresentando-lhes as várias soluções de pay-tv que comercializa em todo o País".

Nota da Redacção: Foi corrigida uma gralha na notícia.

[09-05-2011 12:12H] A notícia foi actualizada com declarações da Zon.