Como havia sido referido já por várias vezes, o dia 1 de Julho deverá marcar o arranque do serviço comercial de UMTS em Portugal depois de se ter chegado a uma solução de compromisso para dia 1 de Janeiro, com a obrigatoriedade dos operadores iniciarem oficialmente uma fase de testes. A Anacom enviou já aos operadores um documento preliminar onde refere que a fase de pré-lançamento do serviço durará seis meses, após o que deverá iniciar-se a comercialização.

A manutenção da data de arranque do UMTS a 1 de Janeiro serviu apenas oficialmente como compromisso entre o poder político e regulador e os operadores. Estes haviam solicitado um novo adiamento, alegando que a tecnologia ainda não está estável e que não existem terminais disponíveis. Mas a Anacom não quis adiar pela terceira vez o serviço e predispôs-se a flexibilizar as condições exigidas aos operadores.

Logo em Novembro foi falada a possibilidade de se protelar o lançamento comercial por 6 meses, o que foi acolhido com agrado pelos operadores. Porém nenhum documento oficial havia ainda sido emitido com esta confirmação, como revelou uma fonte de um operador.

O documento agora entregue aos operadores é apenas um “sentido provável de decisão” mas deverá ser confirmado nas próximas semanas com uma decisão oficial.

Recorde-se que adiantando-se por algumas horas à data de arranque de pré-comercial do UMTS a Vodafone anunciou formalmente que tinha a rede a funcionar desde dia 30, tendo alargado as suas experiências a alguns clientes. Quer a TMN quer a Optimus confirmaram estar já a fazer o mesmo dentro das suas redes, sendo este dia 1 de Janeiro recebido sem grande excitação nem novidade nesta área.

Notícias Relacionadas:
2003-12-31 - Vodafone adianta terceira geração móvel em Portugal
2003-12-29 - Operadores alargam testes UMTS com o arranque oficial da tecnologia