Ainda com o futuro incerto sobre o leilão do 5G, e depois da Anacom ter publicado o regulamento do leilão, as empresas interessadas em adquirir o espectro têm até ao dia 26 de novembro para se qualificarem. O regulamento tem suscitado muitas polémicas e as três principais operadoras já ameaçaram ficar de fora do leilão. Há ameaças de congelamento do investimento por parte da Altice Portugal e da Vodafone, para além de duas providências cautelares para travar o leilão, da NOS e Vodafone Portugal. Alexandre Fonseca, presidente e CEO da Altice Portugal, disse mesmo que seria uma vergonha se leilão ficasse vazio.

Paralelamente às polémicas entre a Anacom e as operadoras, o regulador continua a planear o seu calendário do 5G e anunciou o webinar “Rumo ao 5G - que a sua autarquia precisa de saber em 5 passos''. Como o tema sugere, a Anacom pretende organizar sessões de esclarecimentos, “com o objetivo de dar aos participantes uma visão global sobre o 5G, como são implementadas no terreno estas redes, qual o enquadramento aplicável ao desenvolvimento das redes de comunicações eletrónicas e esclarecer o papel fundamental das autarquias na sua implementação”, refere em comunicado.

Anacom sublinha 7 objetivos no regulamento do leilão para o 5G e vai manter preço e obrigações de roaming nacional
Anacom sublinha 7 objetivos no regulamento do leilão para o 5G e vai manter preço e obrigações de roaming nacional
Ver artigo

Os webinares decorrem nos dias 4, 9, 11 e 15 de dezembro, com início às 15 horas. No entanto, a participação será restrita e sujeita a convite, esclarece a reguladora. As sessões de webinar vão abordar o que os representantes das autarquias necessitam saber sobre o 5G num formato de 5 passos, entre eles o que traz de novo, quais as tecnologias em que se suporta, como são implementadas no terreno e qual o seu enquadramento relevante.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.