Mesmo confinados em casa devido à pandemia de COVID-19, os portugueses utilizam mais as comunicações nos smartphones do que o telefone fixo. Segundo a Anacom, o tráfego de voz móvel é sete vezes superior ao fixo. E embora no geral o tráfego de voz tenha crescido 17% face ao período anterior à pandemia, houve um aumento de 33% no fixo e 16% no móvel.

Já o tráfego de dados registou um aumento de 63%, com o fixo a aumentar 68% e o móvel a diminuir 2%. A reguladora afirma que 95% do tráfego de dados é agora baseado nas redes fixas. Durante a semana de 13-19 de abril, o tráfego médio semanal por cada utilizador foi de 20 minutos para voz fixa, 64 minutos de voz móvel, 40 GB de dados em fixo e apenas 0,8 GB de dados móveis.

tek anacom

A reguladora afirma que o número de acessos em local fixo aumentou 0,4%, mas os móveis caíram entre 3,1% e 1,1% consoante o tipo de acesso. Ainda relativo à semana passada, o tráfego de voz desceu 4%, os dados móveis caíram 6%, mas o movimento da internet fixa aumentou 0,5%.

A Anacom obteve estes indicadores a partir de inquéritos semanais que está a realizar sobre os serviços de comunicações, de forma a monitorizar a atividade do sector durante o isolamento da pandemia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.