Na semana da Páscoa, entre 6 e 12 de abril, os portugueses continuaram a fazer mais chamadas de voz e a utilizar mais a Internet, garante a Anacom. Com mais pessoas em casa devido à pandemia de COVID-19, o crescimento do número de chamadas de telefone fixo foi o mais significativo desde o período anterior ao novo Coronavírus, aumentando 102%.

Depois do aumento do tráfego de voz e dados na semana anterior, os valores continuaram a crescer. Desta vez, a percentagem de aumento foi de 1% para voz e 2% em dados, em relação ao período compreendido entre 30 de março e 5 de abril. Em comunicado, o regulador das comunicações explica que "o tráfego de voz foi 38% superior ao registado no período anterior ao início das medidas excecionais e temporárias associadas ao COVID-19". Já no caso do tráfego de dados, o crescimento foi ainda maior, de 47%.

Tráfego telecomunicações em Portugal | Pandemia de COVID-19
Fonte: Anacom

A contrastar, o tráfego de serviços móveis diminuiu, 1% no caso da voz móvel e 7% para os dados móveis. Já os serviços fixos aumentaram 3%, no que diz respeito à voz fixa, e 2% para os dados fixos.

ANACOM confirma aumento de 50% no tráfego de comunicações eletrónicas devido à COVID-19
ANACOM confirma aumento de 50% no tráfego de comunicações eletrónicas devido à COVID-19
Ver artigo

"De acordo com a informação disponível, mantêm-se as alterações nos padrões de utilização dos serviços de comunicações eletrónicas identificadas desde a entrada em vigor das medidas excecionais", garante a Anacom. No caso do tráfego de voz registou-se um crescimento do tráfego de voz fixa muito signiticativo, de 102%, que contrasta com a redução verificada em anos anteriores, e um crescimento mais moderado da voz móvel, 24%. Quanto ao tráfego de dados, o de banda larga fixa cresceu a um ritmo superior, 48%, ao do tráfego de dados móveis, 18%.

Ainda assim, a Anacom esclarece que "apesar do aumento do peso relativo da voz fixa, a voz móvel continua a ser cerca de cinco vezes superior à voz fixa". Já no caso do tráfego de dados, o fixo é mais de 20 vezes superior ao de dados móveis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.