Dos 234 milhões de utilizadores de telemóveis norte-americanos, 97,9 milhões usam smartphone e a maioria prefere Android, mostram os mais recentes dados apurados pela comScore.



A empresa de estudos de mercado indica que no último trimestre a plataforma Android seguiu em 47,3% dos smartphones vendidos no país, num crescimento de 2,2% face aos três meses anteriores. Na segunda posição surge o iOS da Apple, que conseguiu 29,6% do mercado, graças aos iPhone e iPad vendidos no período.



A concorrência mantem-se à distância. O sistema operativo usado pela RIM nos BlackBerry segue na terceira posição, embora a sua quota de mercado tenha recuado 16% no período em análise, face ao ano anterior.



A Microsoft surge na quarta posição com apenas 4,7% do mercado, menos 1% que nos três meses anteriores. O Symbian mantém a mesma tendência de perdas, tendo fechado o trimestre com apenas 1,4% de quota.



Por fabricantes, a liderança é da Samsung com uma quota de 25,3%. A segunda posição é da LG, que assegurou 20% das vendas realizadas no período, e em terceiro surge a Motorola, que conseguiu uma quota de 13,3%.



A comScore sublinha que a boa prestação da Samsung se deve ao sucesso dos modelos Galaxy. No entanto, a única fabricante que conseguiu crescer no período em análise foi a Apple, que terminou o trimestre com uma quota de 12,4%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Foi corrigida uma gralha.

Cristina A. Ferreira