Os telemóveis estão banidos dos estabelecimentos de ensino franceses a partir deste ano letivo. A interdição foi aprovada no parlamento francês no passado 7 de junho, com os votos favoráveis da maioria absoluta do partido En Marche!, do presidente Macron, e o voto contra dos republicanos (centro-direita), mas promete ser tudo menos “harmoniosa”.
Uma das críticas é que o texto aprovado se limita a impor a interdição, no entanto, não define como será garantida a aplicação desta interdição de uso de telemóveis “e outros recursos conectados” aos cerca de 10 milhões de alunos, quase todos com telemóvel, apontam os estudos locais.
Segundo a interdição, os estudantes não podem utilizar os telemóveis em recreios, nas horas de pausa ou em qualquer local dentro dos estabelecimentos de ensino.
Os apoiantes da lei consideram que a proibição dos telemóveis nas escolas significa que as crianças passam a ter o “direito de se desconectarem” da pressão digital do dia-a-dia. Na altura o ministro da Educação gaulês dizia que esta se tratava de uma "medida de desintoxicação" para combater a distração nas salas de aulas e o bullying.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários