A Apple aceitou o Opera Mini para o iPhone. Vinte dias e oito horas volvidas sobre a data em que o browser foi submetido à apreciação da fabricante do iPhone, e contra o que muitos apelidavam de improvável, o software da Opera foi aprovado para disponibilização na AppStore.

Esta é a primeira vez que a Apple aprova um browser desenvolvido integralmente por terceiros para utilização no iPhone, para o qual, no que respeita à navegação na Internet, apenas disponibilizava na sua loja de aplicações o Safari.

A Opera defende que o seu browser é o "mais rápido do mundo", fazendo uso de uma tecnologia de compressão de dados, que resulta num carregamento mais rápido das páginas Web e num menor consumo de tráfego de dados - o que quando se navega a partir de um telemóvel pode significar poupar dinheiro.

A empresa garante ainda que o Mini permite velocidades de download até seis vezes mais rápidas que o programa da Apple, gerando um volume de tráfego de dados até 10 vezes menor.

A versão compatível com o iPhone foi apresentada pela empresa em Fevereiro, numa demonstração na feira internacional de telecomunicações Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha).

Em Março, a versão foi submetida à aprovação da Apple, tendo sido na altura disponibilizado online um "contador", onde era possível acompanhar quanto tempo iria demorar a gigante da maçã a ceder aos encantos do software feito na Noruega.

Nota da Redacção: Foi corrigida a referência ao país de origem da Opera, que é a Noruega e não a Suécia, como originalmente tinha sido escrito na notícia.